terça-feira, 27 de outubro de 2009

FAMÍLIA MARTINO - CHEGADA AO BRASIL


As duas primeira fotos retratam a cidade de Venosa na Itália. Foi desta pequena cidade italiana, localizada na Província de Potenza, região da Basilicata que partiram nossos antepassados para sua vida nova no Brasil. Localizada no sul da Itália, Venosa é a terra de nascimento do poeta Horácio.
Numa rápida pesquisa no site do memorial do imigrante-sp encontramos o registro da primeira entrada de Donato Martino no Brasil, no dia 10 de maio de 1893. Em 1901 a família fez uma viagem para a Itália, para rever os familiares e passar o natal. Como fazia muito frio, um dos filhos de Maria Teresa morreu, nascendo nossa avó Ana neste mesmo dia. Encontramos o registro da volta  da família ao Brasil no dia 30 de março de 1902. Constam deste registro: os filhos Anna, Antonio, Emília, Mauro, a esposa Maria Teresa, Donato, e a mãe Rosa Tancredo

4 comentários:

  1. OLA, QUERO CONSEGUIR A CIDADANIA ITALIANA, POR ACASO ALGUEM JA TEM A DOCUMENTACAO DO DONATO E DA TEREZA?
    meu email para contato monicamartino@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Mônica gostaria de saber se vc já encontrou estes documentos,gostaria muito de ir na Itália,Meu sobrenome e Martino também se causo vc encontrar me manda por favor e eu farei o mesmo por favor!

    ResponderExcluir
  3. sou alvaro neto de luiz martino nascido 1888

    ResponderExcluir
  4. Sou neto de Mauro Martino, minha mãe se chama Anna

    ResponderExcluir